flores

VÍDEO: procura por presente para o Dia dos Namorados movimenta floriculturas

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Rosas representam cerca de 80% das vendas nesta data

O inconfundível cheiro adocidado das rosas foi uma constante nas floriculturas de Santa Maria durante a sexta-feira do Dia dos Namorados, data atrás apenas do Dias das Mães entre as com maiores vendas no setor. Com o feriado de Corpus Christi na quinta-feira, muitas pessoas deixaram para adquirir o simbólico presente para o amado/a na última hora.


Na Natura Floricultura, pela manhã, a circulação de clientes foi constante. Mesmo assim, para o engenheiro agrônomo Valmor Christmann, proprietário do estabelecimento, as vendas estão cerca de 30% menores que o esperado

- Estamos vivendo um momento de muitas dúvidas com a pandemia. O feriado de ontem também atrapalhou um pouco, então estamos com cerca de 60% a 70% da meta - explica.

Outro problema enfrentado foi no fornecimento nacional. De acordo com Christmann, a pandemia impactou na produção das rosas, e uma das alternativas foi importar o produto. Na floricultura, a comercialização de rosas corresponde a aproximadamente 80% das vendas neste período.

Caminhada vai homenagear adolescente morta em Santana da Boa Vista

O militar Renato Ferreira Júnior aproveitou a manhã para comprar a lembrança para a esposa Maria de Lourdes. Apesar de gostar também de adquirir outros presentes para a amada, ele não descarta a tradição. Renato saiu da floricultura com um arranjo de rosas.

- Eu tenho esse costume, mas não precisa ser em uma data específica. É uma simbologia, respeito este tipo de tradição, e gosto de cultuar - explica.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Renato Ferreira Júnior comprou um buquê para a esposa Maria de Lourdes

Para marcar a data, a Floricultura Yamamoto adotou uma decoração especial, com balões em formatos de coração na parte externa e interna do estabelecimento. Para a proprietária Ângela Yamamoto, o feriado de quinta-feira atrapalhou, já que a véspera também é um dia de grande movimento, mas mesmo assim as vendas seguem dentro do esperado, sem influência da pandemia de coronavírus.

- Até no Dia das Mães, achei que, por toda a situação da pandemia, de comércio fechado, de pessoas em casa, poderia atrapalhar, mas também vendemos muito bem - relata Ângela.

VÍDEO: casais relembram histórias de amor que superaram tempo e distância

No Dia dos Namorados, os homens são maioria entre os clientes da floricultura. A situação se repete na Floricultura Aliança, onde, de acordo com a proprietária Maria Aparecida, as vendas se aproximam em 90% da meta estabelecida. A pandemia não teve grande influência na comercialização.

- Aqui, independente da pandemia, não notei muita diferença no Dia das Mães e até agora no Dia dos Namorados em relação ao ano passado - conta Maria.

As rosas correspondem a 80% das vendas no local. Arranjos e buquês de rosas com outras flores, dispostos nas prateleiras entre itens decorativos como ursos e corações de pelúcia, também têm boa saída.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

*colaborou Felipe Backes



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quais serviços podem funcionar em Santa Maria

500 residências ficam sem água nesta sexta em Santa Maria Próximo

500 residências ficam sem água nesta sexta em Santa Maria

Geral